Coisas que só acontece no Espírito Santo. Já viram REMAKE de propaganda?

Pois bem. O comercial abaixo não tem 10% da emoção que havia no original, perdido em alguma fita por aí.

A empresa Pianna, que vende tratores no ES, tinha uma das melhores propagandas já feitas no Estado – ouso dizer do Brasil.

O clipe abordava a questão do êxodo rural. A cantora melancólica, pedindo para que o marido não saia do campo era de cortar o coração.

O clipe original era de 1983 e, talvez carregado pela nostalgia, seja uma das coisas mais marcantes da minha infância.

Este remake foi feito em 2010, dirigido por  Carlos Bauer Teixeira Sturzeneker, autor da letra:

 

“Ouvi um moço falando em ir pra cidade. Mas ele não sabe da grande dificuldade. Aqui se planta, aqui se colhe. Nossa mesa é tão farta. A cidade grande não tem a força da terra, o arroz, o feijão, o milho e o café. Quem é que vai plantar? Fica, moço, não vá. Deus deu a terra pra se plantar. Fica moço, não vá. Deus deu a terra pra se plantar.”

 

Não se mostrava um trator, não vendia o produto. Só dizia que a empresa acreditava no homem e na terra.

Segundo apuração de Ronald Mansur para o jornal A Gazeta, o Bauer vivia de oferecer ideias às empresas. Como o foco na época era o êxodo rural, ele escreveu a letra e apresentou ao dono da Pianna, que topou o projeto. Para saber um pouco mais, é só clicar aqui.

Para mim, esse comercial está impresso na minha memória de forma clara, a ponto de achar que o remake não fez jus. Mas isso é um coração saudoso falando. Quando vi pela segunda vez, para checar se não tinha mesmo um trator, tive a mesma sensação de quando via quando moleque.

Aí voltou tudo: café na caneca de ferro esmaltada, que queimava a boca e não deixava a gente segurar direito a alça, a polenta doce com coco ralado, os programas sertanejos nas rádios AM, dos quais falarei quando puder. E o comercial.

O remake me fez algo que eu não conseguia fazer na época, por puro desconhecimento do que acontecia comigo quando o via.

Na pequena tela do youtube, uma moça que interpretou outra moça, que interpretou uma moça do campo, me fez chorar.

Ps.: querem se comover de verdade? Vejam os relatos de quem viu o vídeo original, nos comentários do remake.

