Antes de contar as minhas histórias vividas no Rio de Janeiro, explico a você, leitor, de onde vim, assim ficará mais fácil entender porque esta cidade me assusta, estressa e fascina tanto. Falemos do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o estado esquecido da Região Sudeste, ignorado por São Paulo, sacaneado pelo Rio de Janeiro e tomado por Minas Gerais nos feriadões.

Temos nossos “heróis nacionais” , temos José de Anchieta, um padre que catequizava índios e Maria Ortiz, que expulsou holandeses jogando água quente. Ela até ganhou uma escadaria com seu nome, e hoje os mendigos despejam coisas mornas nela, e lhe garanto que não é água.

Sua capital, Vitória, cidade onde nasci, já foi considerada a 3ª capital com melhor qualidade de vida, mas depois do anúncio, a vagabundada migrou pra cá e a transformou em 4ª, e agora que a Petrobrás descobriu petróleo naquelas terras, não imagino o que a pequena ilha irá se transformar.

O cidadão que passou a sua vida toda em Vitória ou na Grande Vitória (que compreende Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana) não conhece metrô, nem trem, nem barca, ou seja. Vive a sua vida SOBRE a terra, com seus pés fincado no chão, sempre passando por pequenas pontes, tendo que entrar ou sair da ilha de Vitória.

A Grande Vitória tem um sistema eficaz de transporte chamado Transcol, que ligam as regiões por terminais rodoviários onde se paga apenas uma passagem, ou seja, para você sair de um município, atravessar vitória e chegar a outro município, você paga R$ 2,00.

Somos conhecidos apenas como “a praia de Minas Gerais”, o Estado que separa a Bahia do Rio de Janeiro e Minas do mar, mas digo que, nessas atribuições, somos muito bons, porque a combinação de Bahia com Rio de Janeiro não ia ser legal e mineiros não sabem nadar, se é que me entendem.

Sim, a fábrica da Garoto fica em Vila Velha, município vizinho a Vitória, e não, eu nunca fui à fábrica. As pessoas acham que é só assim, aparecer na porta da fábrica e pedir para entrar e ver como funciona! Contente-se com a loja na frente da fábrica, ok?

O Convento da Penha TAMBÉM fica em Vila Velha. O que fica em Vitória? Os hotéis, que também tem em Vila Velha…

Quer saber? Vai pra Vila Velha!

Anúncios